Fundação João Azevedo Valemix

Fundação vovô João Azevedo- Valemix

Histórico da Entidade.

Mais que uma grande homenagem ao seu pai, a Fundação Vovô João Azevedo, é a concretização de sonho do empresário Célio Edson Alves de Azevedo, proprietário do grupo Pedreira Um Valemix e presidente da Fundação. Construir em Timóteo uma história de trabalho, mudanças e conquistas no âmbito do desenvolvimento social, promovendo ações que contribui com a melhoria da qualidade de vida de pessoas das comunidades do entorno de sua empresa.

A Fundação Vovô João Azevedo é uma entidade de Direito Privado e Interesse Público, de caráter assistencial, sem fins lucrativos, instituída e mantida pela Pedreira Um Valemix.

Desde 1990, constrói uma história de trabalho, mudanças e conquistas no desenvolvimento de projetos sociais, beneficiando as comunidades do município de Timóteo - Região do Vale do Aço e Municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, região do Médio Piracicaba.

Criada em setembro de 1990, a Fundação Vovô João Azevedo é uma entidade sem fins lucrativos, localizada em Timóteo- à 210 km de Belo horizonte. Seu objetivo é Capacitar jovens e adultos, dentro de uma visão crítica da realidade, como alternativa de formação de profissionais autônomos e criação de grupos de produção que permitam melhoria da renda familiar e qualidade de vida dos participantes. Tendo como missão “Garantir a jovens e adultos, acesso à formação profissional, numa alternativa atual e eficiente, contribuindo com a construção da cidadania, associadas a uma visão crítica da realidade social e ética do mundo”.

Nessa história construída graças ao empenho de cada um, a qualidade de vida ocupa um capítulo tão importante quanto a qualidade dos materiais produzidos pela empresa mantenedora. Um capítulo ao qual a Pedreira Um Valemix tem se dedicado diariamente em projetos de capacitação profissional, geração de trabalho e renda, desenvolvimento social, parcerias, grupos de produção, cooperação e apoio junto às comunidades da região do Vale do Aço e Médio Piracicaba.

Desde sua criação até a presente data a fundação vem avaliando, reestruturando e ampliando sua forma de atuação: de 1990 a 1997, funcionou como uma creche que atendia em média 50 crianças na comunidade (filhos de mães solteiras ou pais de baixo poder aquisitivo e filhos de empregados de sua empresa mantenedora).

A partir de 1998 a fundação transformou-se numa entidade que apóia a comunidade de forma geral, mas focando principalmente, na programação de cursos profissionalizantes para jovens e adultos, estimulando a formação de profissionais autônomos e a criação de grupos de produção visando a melhoria da renda familiar e qualidade de vida dos participantes.

É importante ressaltar que o papel da fundação não se restringe simplesmente a cursos profissionalizantes. Existe uma grande preocupação com o desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos de direito e deveres, despertando-os a descobrir suas potencialidades.

O compromisso com o desenvolvimento social e o crescimento humano do Vale do Aço, prioritariamente no Distrito de Cachoeira do Vale na cidade de Timóteo, fez com que a Fundação Vovô João Azevedo priorizasse como linha mestra para a sua filosofia de trabalho, projetos e ações na área de Capacitação Profissional e Desenvolvimento Social, atendendo jovens e adultos em situação de risco e vulnerabilidade social.

A Pedreira Valemix possui atuação direta em 8 cidades: Ipatinga, Timóteo, João Monlevade, Ouro Branco, Catas Altas, Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Teófilo Otoni.