Pedras Ornamentais Valemix

DOLOMITA

A dolomita é um mineral tendo uma composição de Carbonato de cálcio e magnésio, formula química (CaMg(CO3)2 ), dureza – 3,0 – 4, densidade relativa – 2,85 de cor – Róseo, podendo ser incolor, branco, cinzento, verde, castanho e preto. Ocorre principalmente sob a forma de calcário dolomítico ou mármore dolomítico em porções rochosas extensas, possivelmente formadas a partir de calcários pela substitução do cálcio pelo magnésio, sobretudo para a fabricação de magnésio refratários.

O método e lavra á céu aberto por bancadas descendentes, ou seja, lavras de cima para baixo, possuindo as etapas principais da lavra que incluem a remoção do capeamento, perfuração e desmonte por explosivos.

O processo industriais da unidade de beneficiamento opera a seco, constituído de britagem, rebritagem, moagem e peneiramento, para a classificação granulométrica (de acordo com a especificação do cliente) da Dolomita oriundos da mina.

As principais aplicações são: Pedra de construção e ornamental, corretivo de solos ácidos, fonte de magnésia, usada na preparação de revestimentos refratários de conversores, nos processos básicos de fabricação de aço (siderurgias).

A Pedreira Valemix possui atuação direta em 8 cidades: Ipatinga, Timóteo, João Monlevade, Ouro Branco, Catas Altas, Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Teófilo Otoni.